Iniciou nessa última segunda-feira, 15/08, o curso de Formação Tradicionalista Gaúcha de professores da rede municipal de ensino de Pinhal Grande. Serão três dias de qualificação, sendo que nesse primeiro módulo o treinamento, que foi ministrado pelos representantes do DTG Noel Guarany Matheus Goggia e Verônica Lorenset Padoin – que fazem parte do Programa de Extensão da UFSM -, abordou os temas Conceitos de tradição, tradicionalismo, Folclore e cultura; Primórdios do Movimento Tradicionalista Gaúcho Organizado; Folguedos; Danças Tradicionais Gaúchas e Danças Gaúchas de Salão.
A formação segue nesta terça-feira, 16/08, com o segundo módulo que terá como palestrante a ex-primeira prenda do estado Gabriela Sarturi Rigão, de Santa Maria. Trazendo os temas: Folclore, Lendas, Contos, Brinquedos e Brincadeiras; Símbolos Oficiais e Ecológicos do Rio Grande do Sul. Já na quarta-feira, 17/08, o encerramento do curso, com a participação dos três palestrantes abordando os Principais acontecimentos históricos do Rio Grande do Sul e Indumentárias Gaúchas (Nesse dia cada participante deve levar um lenço).
Na abertura da formação, que acontece durante três dias na Câmara Municipal de Vereadores do município, estavam presentes o prefeito Lucas Michelon, o presidente da Câmara Luiz Carlos Gomes, os vereadores Valmor Martins, Juninho Montagner, Ezequiel Piccin, Célio Garlet e o Mano Facco que foi o responsável por apresentar o projeto que criou o ensino da cultura gaúcha nas escolas de Pinhal Grande. Projeto esse que foi sancionado pelo prefeito municipal e agora avança com essa formação, que tem o objetivo de qualificar os docentes para as aulas que serão dadas aos alunos. O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e está sendo organizado pelas professoras Schirlei Gonçalves Vieira e Leara da Silva Soares.
Leia todas as notícias